Fale conosco (11) 2475-2760 / 2382-2666

Auditoria de Armazéns

Por que auditar?

O Conselho de Administração da BM&F/BOVESPA aprovou, em reunião realizada em 12/08/2010, o regulamento dos participantes depositários de agronegócios – PDA ("Regulamento"). Destaca-se em questão o artigo abaixo relacionado: CAPÍTULO IV - OBRIGAÇÕES De acordo com o ofício circular 034/2010-DP referente ao Regulamento dos participantes depositários do agronegócios (PDA) anexo I, Capítulo IV, Artigo 4 no inciso XV, obriga-se encaminhar à BM&F/BOVESPA, ANUALMENTE, as demonstrações financeiras AUDITADAS.

Auditoria Contábil
A Contratada examinará as Demonstrações Contábeis da Contratante – Consolidado Matriz e Filial, correspondente ao exercício findo em 31 de dezembro de 2012, compreendendo o Balanço Patrimonial, as Demonstrações das Sobras e Perdas, das Mutações do Patrimônio Social (Líquido) e dos Fluxos de Caixa, bem como das Notas Explicativas da Diretoria da Contratante.

Revisão / Avaliação dos Sistemas Contábil e de Controle Internos.
Principais Ciclos Operacionais da Contratante, a serem examinados pela Contratada.

a) Contrato e/ou Empréstimos a/com Cooperados;
b) Salvaguarda dos estoques – de Cooperados e de Terceiros;
c) Administração de recursos;
d) Inventário Físico dos Estoques;
e) Faturamento, Contas e Receber, Recebimentos.
f) Contas a Pagar/Tesouraria.
g) Deptº Pessoal, Folha de Pagamento e Recursos Humanos.

OBJETIVOS DOS TRABALHOS
O trabalho da Contratada tem por objetivo a realização de exame das Demonstrações Contábeis da Contratante, a fim de emissão de Parecer e Relatórios sobre essas demonstrações.

De acordo com as Normas e Princípios Contábeis Geralmente Aceitos, serão efetuados exames, na extensão e profundidade requeridas, a fim de verificar-se a exatidão das operações contábeis, e via de consequência, do Balanço Patrimonial, bem como das demais Demonstrações.

PADRÕES DE AUDITORIA GERALMENTE ACEITOS
No desenvolvimento dos trabalhos da Contratada, os padrões a serem seguidos são aqueles constantes das Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade, principalmente os estabelecidos na NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com as Normas de Auditoria, e das normas do Instituto Brasileiro de Contadores - Ibracon.

Após o devido planejamento, a Contratada fará estudo e avaliação dos controles internos da Contratante, para efeito de determinação da extensão da aplicação dos diversos procedimentos de auditoria.

Além da inspeção direta das comprovações, as quais devem ser hábeis e em quantidades suficiente, serão feitas observações, perguntas e confirmações, com a finalidade de ratificar a matéria examinada.

PROGRAMA DE TRABALHO A SER DESENVOLVIDO
As verificações a serem feitas, seguirão programa de trabalho que traçaremos, cobrindo as principais áreas, da Contratante, em todas as suas fases, o qual, de acordo com as normas e procedimentos de auditoria, será desenvolvido com o grau de profundidade e extensão que forem requeridos nas circunstâncias.

No programa, incluiremos as prioridades que, eventualmente a Contratante possa estabelecer, a respeito de problemas específicos para alinhamento em um cronograma de atividades da equipe, afim de que os trabalhos possam ser melhores controlados.

CRONOGRAMA DOS TRABALHOS
Os cronogramas dos trabalhos envolvendo datas serão acordados oportunamente entre a Contratada e Contratante e deverá ser anexado em contato.

EQUIPE DE TRABALHO
Os trabalhos serão executados e supervisionados por pessoal habilitado e especialmente treinado, pertencente ao quadro técnico da Contratada, e serão acompanhados por um Sócio da Contratada.

A Contratada orientará todos os seus profissionais, que vierem a atuar em seu nome, na execução do presente Contrato, para que acatem as regras de ingresso, circulação e permanência na Empresa.

Como responsável técnico, assinará profissional legalmente habilitado perante a Comissão de Valores Mobiliários – CVM e Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Minas Gerais.

RELATÓRIOS A SEREM EMITIDOS PELA CONTRATADA
a) Após cada visita, será emitido pela Contratada, o relatório de forma longa, dirigido à Diretoria da Contratante. O referido relatório tem as seguintes finalidades:
- apresentar a avaliação do auditor sobre a eficácia dos controles internos da Contratante;
- relatar os exames e procedimentos efetuados pela Contratada;
- alertar à Administração da Contratante sobre eventuais aspectos que possam acarretar ressalvas no "Parecer dos Auditores";
- apresentar recomendações para aprimoramento dos Controles Internos da Contratante.

b) Os trabalhos de auditoria, objeto deste Contrato, deverão ser concluídos, com a apresentação do parecer, em até 30 (trinta) dias após a comunicação, pela Contratante, de que as demonstrações contábeis estão prontas para serem auditadas.

c) A Contratada emitirá o correspondente "Parecer" sobre as referidas demonstrações contábeis de 31/12/2012.

d) A Contratada emitirá o relatório circunstanciado de controle interno relativo ao exercício findo em 31/12/2012.

COLABORAÇÃO DA CONTRATANTE
A Contratante deverá prestar sua colaboração, assegurando o auxílio de seu pessoal, bem como de nosso acesso às informações e dados julgados necessários a boa execução dos serviços propostos pela contratada. Também, a Contabilidade da Contratante deverá preparar as composições e reconciliações dos saldos das principais contas do balancete e da demonstração do resultado (sobras e perdas) do exercício, e demonstrações contábeis completas acompanhadas de notas explicativas.

ATUAÇÃO DA CONTRATADA DENTRO DA CONTRATANTE
Para que os trabalhos de auditoria possam produzir resultados efetivos torna-se imprescindível estabelecer a quem a Contratada irá se reportar.

Essa providência deverá ser tomada pela Contratante. De acordo com as conveniências da Contratante. Entretanto, convém ressaltar que o sucesso dos trabalhos propostos, dependerá do grau de autoridade e independência que nos será proporcionada pela Contratante.

Conheça nossos serviços

Veja alguns de nossos clientes

  • Foto 1
  • Foto 2
  • Foto 3
  • Foto 4
  • Foto 5
  • Foto 6
  • Foto 7
  • Foto 8
  • Foto 9
  • Foto 10